0
0

Dicas e Novidades

30 de Agosto Uso de Imobilizador no Tratamento da Artrose dos Joelhos

Uso de Imobilizador no Tratamento da Artrose dos Joelhos

O joelho é uma articulação de carga do corpo,que está submetido a movimentos cíclicos constantemente. Com o tempo, o desgaste ocorrido na cartilagem articular leva ao desenvolvimento de uma situação de inflamação crônica conhecida como artrose do joelho.

A destruição articular pode chegar a níveis irrecuperáveis, em que o único tratamento possível é a substituição com uma prótese total do joelho. Um dos grandes desafios hoje da nossa especialidade é a boa condução do tratamento conservador nos estágios iniciais da artrose, a fim de postergar a destruição articular e uma eventual cirurgia.

Para isso, utilizamos como estratégias o reforço muscular, analgésicos, condroprotetores, anti-inflamatórios, viscossuplementação e imobilizadores de joelho. A última revisão sobre o tema, publicada em 2018 no The Journal of Knee Surgery, reafirma que a medida mais efetiva para a resposta ao tratamento conservador, visando melhorar a dor e retardar a progressão da artrose é a perda de peso (10% do peso em 18 meses apresenta os melhores resultados). Uma informação que esse trabalho também trouxe foi que o uso de órteses nessas fases iniciais da artrose pode ajudar muito na melhora da dor.

As órteses podem levar a uma melhora na função dos joelhos e na assimetria da marcha, contribuindo para a analgesia, elevando o nível de satisfação do paciente. Vale ressaltar que não há comprovação de regressão da artrose com nenhum desses tratamentos conservadores citados sendo o principal objetivo, a melhora dos sintomas. Em estágios avançados, quando não há mais cartilagem articular suficiente, muitas vezes o único tratamento possível é a prótese total de joelho. Por isso é importante procurar acompanhamento especializado com o ortopedista
cirurgião de joelho.

 

Cuide dos seus joelhos desde cedo!

Dr. Gabriel Garcez
Ortopedia e Traumatologia

Compartilhe nas redes sociais: