0
0

Dicas e Novidades

12 de Agosto Obesidade é uma doença?

Obesidade é uma doença?

A Organização Mundial de Saúde define obesidade como acúmulo excessivo de gordura que traz prejuízo a saúde do indivíduo. De forma simplificada, o acúmulo de gordura acontece quando o indivíduo consome mais energia do que gasta.

Estudos científicos antigos sugeriam que certas pessoas poderiam estar acima do peso e não seria uma condição tão negativa para saúde a longo prazo, desde que ela tivesse colesterol, triglicerídeos, pressão arterial e glicose normais. Entretanto, trabalhos científicos atuais alertam que a “obesidade saudável” é uma fase, ou seja, é apenas questão de tempo para as complicações acontecerem. A obesidade de qualquer tipo aumenta o risco de doenças cardíacas, diabetes, câncer, apneia obstrutiva do sono, problemas ortopédicos... É por isso que a obesidade é uma doença. Doença é toda condição que implica em algum tipo de alteração funcional, estrutural, ou mesmo comportamental que leva sofrimento ao paciente, e obesidade se encaixa em todos esses critérios.

Além do Índice de Massa Corporal (IMC), outro parâmetro muito importante para avaliação de quem está acima do peso é Circunferência Abdominal. Preste atenção e veja algumas pessoas magras (IMC normal) com a famosa “barriguinha” - mesmo aparentemente magras, elas estão sob risco de problemas de saúde devido a gordura abdominal (visceral) aumentada. A Circunferência Abdominal aumentada para homens é acima de 94cm e para as mulheres acima de 80cm, podendo variar de acordo com etnias.

Por que saber tudo isso pode mudar seu futuro? Algumas medidas podem reverter esse quadro:


parada do tabagismo, diminuição de bebidas alcoólicas, boa qualidade do sono, controle do estresse assim como do peso através de exercícios, alimentação saudável e até medicação são medidas provadas que modificam o desenvolvimento de doenças. Você pode escolher não ter diabetes, por exemplo, mas não basta parar de ingerir açúcar. Mudanças no estilo de vida podem te permitir uma vida longa de qualidade e independência com a família e amigos.

Compartilhe nas redes sociais: