0
0

Dicas e Novidades

24 de Setembro As Três Maiores Mentiras que já lhe contaram sobre a saúde

As Três Maiores Mentiras que já lhe contaram sobre a saúde

1. COMER MARGARINA FAZ BEM COMO NOS COMERCIAIS DE TV

MENTIRA. A margarina é feita de gordura vegetal hidrogenada. É usada na indústria de alimentos como conservante e a legislação brasileira autoriza dizer no rótulo do produto que não tem conservante. Ela gera aterosclerose e envelhecimento precoce que causa infarto e acidente vascular cerebral (derrame cerebral), disfunção hormonal e cerebral por um simples fato: nosso corpo é composto por milhares de células que são revestidas por uma membrana feita de gorduras (isso mesmo gordura!) e a gordura vegetal hidrogenada ao fazer parte deste revestimento gorduroso das nossas células danifica-o.

2. BEBIDA ALCOÓLICA FAZ BEM A SAÚDE

MENTIRA. Estudos observacionais variados mostram que o homem que bebe 300ml ou a mulher 150ml de vinho por dia apresentam menos ataque cardíaco. Mas a contrapartida é totalmente desprezada. 1) ATROFIA CEREBRAL - vários estudos mostram atrofia cerebral visto em tomografias e ressonâncias mesmo com ingestão alcoólica moderada. 2) CÂNCER - aumento de câncer de praticamente em todos os locais, na boca, esôfago, estômago, intestino, fígado, pâncreas, bexiga, cérebro, pele. O álcool tem efeito tóxico direto sobre as células do corpo em que ele tem contato, além de causar o consumo dos antioxidantes que possuímos sendo o principal deles chamado glutationa (maior antioxidante produzido pelo homem naturalmente). 3) ARRITMIA CARDÍACA - aumento de arritmia cardíaca, a mais conhecida fibrilação atrial que causa AVC e enfraquecimento cardíaco se não tratado. 4) MIOCARDIOPATIA ALCOÓLICA - o álcool ataca o coração gerando dilatação e enfraquecimento cardíaco. 5) DESTRUIÇÃO DOS NERVOS DO CORPO - causa Polineuropatia sensitiva em botas e luvas, onde a pessoa sente doer, queimar, coçar as mãos e pés mesmo estando sem feridas visíveis. 6) CIRROSE HEPÁTICA - o álcool causa acúmulo de gordura no fígado e causa inflamação e fibrose – os pacientes apresentam barriga d’água e morrem vomitando sangue ou em coma caso não parem de beber. 7) PANCREATITE – o álcool causa destruição do pâncreas, sem ele é impossível sobreviver. as vítimas da pancreatite experimentam dores na barriga intensas, diarreia e vômitos se não pararem de beber. 8) DESTRUIÇÃO SOCIAL -famílias inteiras desestruturadas pela bebida. Não tem como prever quem será ou não prejudicado pelo álcool. Ele acomete sempre o elo mais fraco de cada um de nós.

3. COMER AÇUCAR SÓ FAZ MAL PARA A SUA GLICOSE

MENTIRA. Além do consumo dele está relacionado à epidemia de diabetes no mundo, o açúcar pode aumentar nosso triglicerídeo, nosso colesterol ruim LDL e as partículas dele que mais causam aterosclerose. Ele pode aumentar nossa pressão arterial e favorecer ao desenvolvimento e agravamento da hipertensão arterial (pressão alta) tornando-a mais difícil de controlar. Excesso de açúcar também pode causar pancreatite e cirrose hepática porque o fígado transforma o açúcar em gordura. Na natureza, toda fonte de açúcar é riquíssima em vitaminas e fibras justamente para nos proteger dos possíveis malefícios causados por ele, ao usarmo-nos na forma pura acabamos por consumir os estoques de vitaminas existentes no nosso organismo e ficamos fragilizados, por isso o açucar é considerado o principal alimento caloria vazia do mundo.

 

Dr. Sérvio Paixão
Cardiologista

Compartilhe nas redes sociais: